Escolha uma Página

Programa e Bibliografia

uff

Instituto De Arte & Comunicaçao Social – Iacs

Departamento de Cinema & Vídeo

DISCIPLINA: Curadoria e Planejamento de Mostras Cinematográficas

PROFESSORES: João Luiz Leocadio e Silvia Boschi

SEMESTRE: 2º/2014

3ª feira – 18/20 h

Sala: 405 Bloco A Gragoatá

Programa:

– O papel do curador

– Princípios da análise fílmica e da crítica cinematográfica como ferramentas de curadoria

– Critérios e estratégias de curadoria de mostras audiovisuais.

– Elaboração de eixos temáticos

– O papel transformador do audiovisual na ocupação dos equipamentos culturais e demais espaços sociais

– Elaboração e execução de “curadoria educativa”

– Desenvolvimento de projetos individuais de mostras e festivais

– As etapas de um projeto: justificativa, formato, programação, orçamento, plano de divulgação e plano de mídia

– Apresentação e defesa de projetos individuais

– Estudo de editais e catálogos de mostras e festivais

Aulas:

AGOSTO – 12, 19, 26

SETEMBRO – 2, 9, 16, 23, 30

OUTUBRO – 7, 14, 21, 28

NOVEMBRO – 4, 11, 18, 25

DEZEMBRO – 2, 9

Avaliação:

Exercícios de mostras cinematográficas no blog

Comentários dos exercícios no blog

Resposta aos questionários enviados pelos professores

Planejamento de realização de mostras em escolas

Apresentação de projeto individual de mostra cinematográfica

Texto de avaliação geral do módulo 1:

https://www.dropbox.com/s/35v0wak4bcaoyii/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Mostras%20Modulo%201_Cidade%20e%20Infancia.pdf?dl=0

Bibliografia básica:

Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/w21o8k7qiv8e5pb/AABVoUI6SuISBvzu6UkuUym0a

(O que não conseguimos encontrar em pdf se encontra na pasta “Video Processo” do Leocadio na xerox do IACS)

– AUMONT, J et al. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1985.

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro : propostas para uma história. São paulo: Companhia das Letras, 2009, p18-36.

– CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Atica, 1982.

– COELHO, M. Crítica cultural: Teoria e prática. São Paulo: Annablume, 2005.

– CORREA, Suzana Torres. Curadoria E Acesso Na Preservação Audiovisual Um estudo de caso do Centro Técnico Audiovisual. Revista Rascunho (ISSN 2317-2169), v. 4, n. 7, 2012 p. (Monografia de conclusão de curso) Disponível em (http://www.rascunho.uff.br/ojs/index.php/rascunho/issue/view/6)

– DA SILVA, Mateus Nagime Barros. CURADORIA E PROGRAMAÇÃO DE FILMES NAS SALAS DE REPERTÓRIO DO RIO DE JANEIRO: 2006-2013. Revista Rascunho (ISSN 2317-2169), v. 6, n. 10-11, 2014. Disponível em (http://www.rascunho.uff.br/ojs/index.php/rascunho/article/view/84)

– GUTIERREZ, Francisco & PRIETO, Daniel. A Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 1994. p. 61-125.

– HOFF, Mônica. Mediação (da arte) e curadoria (educativa) na Bienal do Mercosul, ou a arte onde ela “aparenteMente” não está. REVISTA TRAMA INTERDISCIPLINAR – v. 4 – n. 1, 2013, p. 69-87. Disponível em (http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5543/4194)

– LEANDRO, Anita. Desvios de Imagens. E-compós, Brasília, v.15, n.1, jan./abr. 2012

– MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação/UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27. Disponível em (http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do-Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf)

– OBRIST, H. Uma Breve História da Curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.

– USAI, Paolo Cherchi; FRANCIS, David; HORWATH, Alexander; LOEBEN STEIN,Michael. Film Curatorship: Archives, Museums, and the Digital Marketplace. Viena: Österreichisches Filmmuseum/SYNEMA-Gesellschaft für film und media, 2008.

– RAMOS, Alexandre Dias (org). Sobre o Ofício do Curador. Porto Alegre: Zouk, 2010.

– VANOYE, F. e GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinhas: papiros, 1994.

– VALENTE, Eduardo; VIEIRA, João Luiz; GARDNIER, Ruy. Cinema Brasileiro Anos 90: 9 Questões. Catálogo da Mostra – CCBB. Rio de Janeiro, 2001. p6-9.

– VERGARA, LUIZ GUILHERME. Curadoria Educativa : Percepção Imaginativa / Consciência do Olhar. Rio de Janeiro – Anais ANPAP, 1996.

Skip to content