Escolha uma Página

Título: Todas as Cores

Justificativa:

A diversidade de gênero apresenta-se na atualidade como uma das temáticas mais urgentes e polêmicas na sociedade brasileira – movimentando cada vez mais setores sociais e políticos. Pauta indispensável às discussões tanto políticas quanto cotidianas, a aceitação social, o empoderamento simbólico e luta por igualdade de direitos dos LGBTT’s é um assunto que merece ser aprofundado e discutido mais à sério no ambiente escolar para a formação de cidadãos mais conscientes.

A proposta de levantar este debate no ambiente escolar através do cinema é uma tentativa de enriquecer o olhar crítico dos alunos, corroborando para que o exercício da alteridade seja mais facilmente exercido entre eles. Acreditamos que a escolha da plataforma cinematográfica para abordar este universo com adolescentes é mais do que acertada, possibilitando um mergulho mais íntimo nas narrativas apresentadas pela coleção de curtas-metragens, selecionados cuidadosamente de modo a abraçar de maneira plural e lúdica este amplo universo através de uma linguagem mais próxima aos alunos.

Faixa etária:

14 a 18 anos (Ensino Médio)

Data: Entre os dias 13 e 17 de Outubro

Filmes:

-A Arte de Andar Pelas Ruas de Brasília (Rafaela Camelo, Brasil,2011,17 minutos) – https://www.youtube.com/watch?v=oor5rwYUQSM

– E Agora Luke? (Alan Nóbrega, Brasil, 4 minutos) – http://vimeo.com/23110085

– Dois Abraços Para Nenhum Abrigo (Henrique Monteiro Ele, Brasil, 2012, 3 minutos) – https://www.youtube.com/watch?v=zZzk_nWf82s

– Retratos (Leo Tabosa e Rafael Negão, Brasil, 2010, 17 minutos) – https://www.youtube.com/watch?v=jtVHJmSK0-s#t=34

Duração: Cerca de 45 minutos de exibição dos filmes e 40 minutos para a realização da “proposta para reflexão”

Proposta para reflexão:

Apos a exibição dos filmes, iremos realizar uma atividade para causar reflexão sobre o tema LGBT, tratado nos filmes. No início, antes da exibição dos filmes, daremos um papel, lápis ou outros materiais, para cada um deles. Exibiremos os filmes, e pediremos para que eles, inspirados nos filmes e na temática, escrevam uma palavra, uma pequena frase, desenho, qualquer coisa que expresse a sua opinião. Recolhemos os trabalhos, que serão entregues sem nome, e começamos a discussão a partir dele.

Escola: Colégio Pedro II

Alunos realizadores: Clarissa Hisse, Gabriela Moscardini, Luiz Fernando Wlian, Náthaly Menezes, Rafael Vebber, Raquel Lyra.

Skip to content