travesseiro-1

A primeira coisa que fizemos foi jogar todas as ideias que vinham em nossa cabeça e as discutimos. Em algumas ficamos enroscados pensando que fossem as melhores opções mas estas se apresentavam complicadas e não iam pra frente.

Entre um desses enroscos, veio a ideia de falarmos de animação. Assim, poderíamos abordar a arte do cinema em si e fazer uma atividade pratica com os alunos representando o processo de uma produção cinematográfica.

Por último precisávamos contactar a escola na qual faríamos a mostra e a oficina. Falamos com uma professora da escola Altivo Cesar por orientação não apenas de Silvia e Leocadio mas também de Eduardo Brandão, estudante de cinema da uff que havia trabalhado com essa escola (do Barreto). A professora aceitou bem animada e nos ofereceu as datas para a atividade. E esse foi o projeto que apresentamos para ela:

Projeto Mostra nas Escolas

Animação

M O S T R A

• A proposta da mostra surgiu durante a disciplina Curadoria e Planejamento de Mostras, oferecida pelos professores do departamento de Cinema e Audiovisual da UFF João Luiz Leocadio e Silvia Boschi. A proposta é a de criarmos uma mostra para uma escola mas pensando em levar o cinema para dentro da escola de forma diferente da usual: nessa mostra, a preocupação é usar o cinema não só como uma maneira de ilustrar conteúdos mas sim discutir questões da própria linguagem cinematográfica e do processo de fazer um filme. Pensamos em uma maneira do cinema entrar na escola como um objeto a ser estudado por si só. A nossa opção de apresentar aos estudantes filmes de animação surge da vontade de falar da construção de diferentes narrativas no cinema e da variedade de técnicas de animação que existem; a partir da animação, conseguimos falar de todo o processo de construção de filmes, de forma lúdica e divertida.
  • A mostra vai exibir entre 4 e 6 curtas de animação com técnicas variadas, a partir desses filmes, conversaremos sobre a história da animação e sobre as diferentes técnicas utilizadas, levantaremos também questões a respeito da linguagem cinematográfica e de narrativa.
  • Antes da exibição dos curtas, haverá uma breve introdução a cerca do tema animação, logo em seguida exibiremos o primeiro curta; entre um curta e outro, haverá uma conversa sobre a história da animação, técnica, linguagem audiovisual e narrativa, assim o repertório vai aumentando progressivamente ao longo da mostra e a conversa pode ir se aprofundando.
  • Publico alvo: Nosso público alvo é composto por adolescentes entre 13 e 15 anos, que estão na transição entre os Ensinos Fundamental e Médio.
  • Nossa equipe:
    • Comunicação – Amina Sophia Nogueira e Nincow Luciano
    • Produção textual – Carolina Aleixo e Murilo Barbosa Simões
    • Produção técnica – Guilherme Staine Prado e Eduardo Marella

O F I C I N A

• Após as discussões levantadas ao longo do dia de exibição de curtas, proporemos uma oficina de Stop Motion, na qual os alunos poderão criar os seus próprios filmes.
    • Stop Motion – é uma técnica de animação quadro a quadro que, nesse caso, utiliza como recurso uma máquina fotográfica e massinha.
  • Esta oficina é um pequeno exemplo (um microcosmos) dos processos e etapas de uma produção cinematográfica: elaboração da ideia, produção, edição (pós) e exibição.
  • Dividiremos a sala em grupos: 5 grupos de preferencia
  • Cada grupo irá criar até 3 personagens e um pequenos esquete com eles
  • Faremos pequenos curtas de alguns segundos a partir das fotos tiradas e editadas na hora.
  • Ao final da atividade, exibiremos todos os trabalhos
  • Materiais necessários: massinha, cartolinas, tripé, câmera e computadores com programas de edição.

Agora estamos finalizando o processo de pesquisa de filmes e de estudo sobre a arte da animação.

Vamos trabalhar! 🙂

Comunicação – Amina Nogueira