flyer

Mostra: Passagem

A mostra “Passagens” busca procurar uma identificação de seu público com os filmes exibidos, possibilitando reflexão e questionamento acerca das mais diversas formas de rituais de passagem que o ser humano pode passar ao longo da vida, independente de sua cultura, nacionalidade, orientação sexual, faixa etária, momento, etc. Há um enfoque particular na mostra que é voltado para a idade jovem, entre a infância e o começo da vida adulta, tentando trazer os jovens espectadores a uma aproximação de suas experiências pessoais com as desenvolvidas no filme, no intuito de desenvolverem pensamento crítico e analítico, e de relacionarem à realidade aquilo que foi exibido.

> Departamentos

Departamento de Produção Técnica:
– Marina Lopes Pavez
– Hans Spelzon
– Igor Montovani

Departamento de Produção Textual:
– Verônica Rodrigues
– Bernardo Campbell
– Hans Spelzon

Departamento de Comunicação:
– Jairo Leme
– Isadora Lobo
– Mariana Barbosa Revoredo

> Público Alvo: Turmas de Ensino Médio

> Os filmes escolhidos foram:
“Os Incompreendidos” (Les Quatre Cents Coups. François Truffaut. França. 1959. 99 min) –    Trailer
“Moonrise Kingdom” (Moonrise Kingdom. Wes Anderson. Estados Unidos. 2012. 94 min)-    Trailer | Filme online

> Programação:
Exibição em dois dias para cerca de 70 alunos. Será exibido um filme em cada dia, sendo apresentado primeiro o filmes  “Os Incompreendidos” e no segundo dia “Moonrise Kingdom”, sendo apresentado um questionário individual sobre o filme aos alunos após o término do filme e posterior debate entre a equipe produtora e o público alvo acerca do questionário e do filme. O procedimento será o mesmo em ambos os dias, porém, também com uma discussão comparativa no segundo dia.
14/10 – às 14:00 horas apresentação de “Os Incompreendidos”
16/10 – às 14:00 horas apresentação de “Moonrise Kingdom”

> Diálogo:
Provocar o alunos a debaterem entre si e/ou com os professores e/ou realizadores acerca da relação da própria experiência com os filmes apresentados.

> Escola:
Colégio Estadual Jose Bonifácio
Rua Carlos Maximiniano, 20, Niterói.
malves59@prof.educacao.rj.gov.br

> Parte gráfica:
 1- Flyer informativo sobre os filmes apresentados.
  Frente color verso color
 O Flyer foi entregue dias antes como forma de divulgação dos filmes para os alunos.
2- Poster
flyer
Poster deixado nas escolas para divulgação da mostra.
3- Ingresso
Untitled-3

Ingresso dado para a entrada dos alunos na sessão.

PRIMEIRO DIA DE MOSTRA:
– Tivemos pouco tempo para a organização da sala e um problema com o horário do intervalo escolar.
– 3 Turmas participaram da exibição durante do primeiro dia.
– Discussão do filme e questionário sobre as impressões:
  • Reprovação geral do filme por parte dos alunos e professores: Filme chato, preto e branco, sem ação, sem sentido, legenda atrapalhava o raciocínio, francês.
  • Dificuldade de assimilação de conteúdo por incidente ocorrido no dia anterior na comunidade.
  • Também houve má vontade para responder ao questionário.
  • Poucas pessoas que viram o filme respondeu ao questionário.
  • Faltou orientação aos alunos.
  • Alunos acostumados com filmes mais “simples”, em português, etc.
  • Ninguém disse em sala, mas muitos deles se identificavam com o protagonista do filme.
  • Professora queria mudar o “cronograma” da mostra (o filme do segundo dia)
  • A equipe ficou um pouco sem reação e com dificuldade de lidar com a turma. As professoras também não ajudaram, pelo contrário, tomaram partido dos alunos.

SEGUNDO DIA DE MOSTRA:
Percebendo a dificuldade de assimilação por parte dos alunos, levantamos questões sobre a abordagem no segundo dia e decidimos apresentar o filme dublado; aprofundar os tópicos de discussão, escolher alunos para responder, extrair mais conteúdo; Questionário para conhecer o público alvo.
Na mostra:
– Retardo do início da mostra.
– Mais pessoas e turma mais dispersa.
– Mais interação com o filme.
– Havia mais gente na discussão;
– A turma parecia mais à vontade principalmente por o filme ter agradado mais.
– Havia mais gente na discussão. A turma parecia mais à vontade principalmente por o filme ter agradado mais.
– Ao contrário do que dito no dia anterior, ninguém disse que o filme parecia mais fácil de compreender porque era dublado.
– Ninguém fez paralelo entre preto e branco e cores.
– Muitos gostaram.