Escolha uma Página

deitado

Justificativa: A diversidade de gênero apresenta-se na atualidade como uma das temáticas mais urgentes e polêmicas na sociedade brasileira – movimentando cada vez mais setores sociais e políticos. Pauta indispensável às discussões tanto políticas quanto cotidianas, a aceitação social, o empoderamento simbólico e luta por igualdade de direitos dos LGBTT’s é um assunto que merece ser aprofundado e discutido mais à sério no ambiente escolar para a formação de cidadãos mais conscientes. A proposta de levantar este debate no ambiente escolar através do cinema é uma tentativa de enriquecer o olhar crítico dos alunos, corroborando para que o exercício da alteridade seja mais facilmente exercido entre eles. Acreditamos que a escolha da plataforma cinematográfica para abordar este universo com adolescentes é mais do que acertada, possibilitando um mergulho mais íntimo nas narrativas apresentadas pela coleção de curtas-metragens, selecionados cuidadosamente de modo a abraçar de maneira plural e lúdica este amplo universo através de uma linguagem mais próxima aos alunos.

Faixa etária: 14 a 18 anos (Ensino Médio) Data: 13 e 14 de outubro, durante a Semana da Diversidade

Horário: 13h

Escola: Colégio Pedro II Campus Engenho Novo

Filmes:
-A Arte de Andar Pelas Ruas de Brasília (Rafaela Camelo, Brasil,2011,17 minutos) – https://www.youtube.com/watch?v=oor5rwYUQSM
– E Agora Luke? (Alan Nóbrega, Brasil, 4 minutos) –http://vimeo.com/23110085
– Retratos (Leo Tabosa e Rafael Negão, Brasil, 2010, 17 minutos) –https://www.youtube.com/watch?v=jtVHJmSK0-s#t=34

Duração: Cerca de 45 minutos de exibição dos filmes e 40 minutos para a realização da “proposta para reflexão”

Proposta para reflexão: Apos a exibição dos filmes, iremos realizar uma atividade para causar reflexão sobre o tema LGBT, tratado nos filmes. No início, antes da exibição dos filmes, daremos um papel e caneta para cada um deles. Exibiremos os filmes, e pediremos para que eles, inspirados nos filmes e na temática, escrevam uma palavra, uma pequena frase, desenho, qualquer coisa que expresse a sua opinião em relação ao tema. Recolhemos os trabalhos, que serão entregues sem nome, e começamos a discussão a partir dele.

Além do papel e caneta distribuídos no início, também entregamos um material de apoio com pequenos comentários dos filmes para embasamento e interesse dos jovens, e fichas para que eles participassem do sorteio de brindes (livros, dvds, ecobags), que ocorria logo após as discussões. Nesse material os alunos encontravam o endereço eletrônico da mostra e, como proposta, uma interatividade maior com o evento, pois no site é possível encontrar fotos e curtas selecionados pela equipe realizadora que, por questão de tempo, não foram exibidos em sala.

Endereço eletrônico: http://mostratodasascores.wix.com/2014

Alunos realizadores: Clarissa Hisse, Gabriela Moscardini, Luiz Fernando Wlian, Náthaly Menezes, Rafael Vebber, Raquel Lyra.

Skip to content