somos

Projeto:

(SOM)OS CINEMA

Justificativa:
A mostra “(Som)os cinema” visa trabalhar o som no audiovisual, explorando os seus quatro aspectos principais: ruído, música, diálogo e silêncio. Ela possui como propósito despertar no público um olhar mais crítico em relação a esse elemento que muitas vezes passa despercebido, mas que possui importância ímpar na construção das alegorias modernas. A diversificação de materiais escolhidos na curadoria faz com que o público entre em contato com diferentes tipos de cinemas: de autor, mainstream, animação, etc; fazendo com que a mostra consiga repassar muito mais informações para o público sem nunca fugir do embasamento de seu tema central: o som.

Público Alvo:
Turmas de Ensino Médio

Filmes:
Invenção do amor (Invention of Love, Andrey Shushkov, Rússia, 2010, 10 min.)
Los Gritones (Idem, Roberto Pérez Toledo, Espanha, 2010, 2 min.)
Muta (Idem, Lucrecia Martel, Argentina e Itália, 2011, 7 min.)
Trecho de O Iluminado (The Shining, Stanley Kubrick, EUA, 1980, 146 min.)
Trecho de Homem-Aranha (Spider-Man, Sam Raimi, EUA, 2002, 121 min.)

Programação:
Exibição dos curtas-metragens para cerca de 40 alunos no dia 13/10. Um pequeno diálogo expositivo abre a mostra explicando para o público a importância do som e o conceito básico de cada um dos elementos retratados na mostra. Após a exibição de cada um dos curtas-metragens será feito um pequeno debate sobre o aspecto sonoro que aquele filme ilustra e as constatações pessoais de cada um deles. No fim, será feita uma oficina sonora sobre o desenho de som e a técnica Mickey Mousing. Será lhes apresentado uma trilha de um filme e pedido a eles que desenhem o que eles imaginem que aquela trilha quer transmitir. No fim, apresentaremos a trilha com sua respectiva imagem e debateremos as divergências e as convergências apontadas pelo público. Com isso, encerraremos a mostra.
13/10 – durante o período matutino

Escola: