Escolha uma Página

Dia 14/10, terça-feira passada, realizamos a primeira parte de nosso projeto. A proposta era introduzir os alunos ao mundo da animação através de uma breve exposição de suas especificidades e da apresentação de alguns curtas que englobassem diferentes técnicas e momentos históricos. A partir desse processo pretendíamos também despertar o interesse no próprio cinema e na atividade de se fazer cinema. A animação surgiu como porta de entrada ideal por se tratar de um universo onde não há limites, dado à criatividade e onde qualquer imaginário pode ser esculpido.

Ficamos felizes em poder dizer que esse primeiro momento foi bem sucedido. Foram realizadas duas apresentações na Escola Municipal Altivo César, em turmas de oitavo e de nono anos. Os alunos, dispersos a princípio, passaram a demonstrar interesse assim que apresentamos o taumatrópio e colocamos alguns para circular na sala. Também circulamos um flipbook. Muitos se mostraram participativos, fazendo perguntas e esboçando opiniões a respeito dos curtas. Day & Night, animação da Pixar em parceria com a Disney, chegou a ser aplaudida. Foi curioso notar como as duas turmas apresentaram mais ou menos interesse por diferentes curtas-metragens.

rau

Houve imprevistos, a começar pelo fato de que, assim que chegamos à escola, fomos informados que o SESC estava realizando atividades e ocupando todo o equipamento de vídeo, embora a nossa mostra estivesse já há algum tempo agendada. Os imprevistos foram contornados – eles disponibilizaram um projetor e conseguimos realizar a apresentação na própria sala de aula – e ao final, tanto os alunos quanto a professora se mostraram satisfeitos. Também nós, vendo o trabalho realizado, nos satisfizemos.

Dia 21/10, próxima terça, retornaremos para a conclusão do projeto, que consiste na realização de uma oficina de stop motion com massinha. As mesmas duas turmas que puderam ter um pouco mais de contato com esse universo terão agora a possibilidade de se aprofundar um pouco mais, realizando eles mesmos pequenos curtas de animação. Até lá, nos preparamos.

Murilo – Produção Textual