Escolha uma Página

A mostra “Personagem: Cidade” instiga o espectador a ter outro olhar sobre a cidade. Um olhar diferente daquele já enraizado no senso comum no qual a metrópole é vista apenas como um espaço cenográfico onde se desenrola a história. Um olhar que consegue constatar a interferência direta da selva de pedra no desenrolar das ações de cada personagem. A cidade como um organismo vivo como qualquer outro visto em tela. A cidade como personagem.

LONGAS

  1. A Vida Em Um Dia (Life in a Day, Kevin McDonald, EUA, 2011, 95 min.)

“A Vida Em Um Dia” é uma experiência global histórica para criar um filme gravado pelos usuários do site Youtube para documentar um único dia na Terra. No dia 24 de julho, pessoas do mundo inteiro gravaram um momento de suas vidas e enviaram ao site. Mais de 80.000 vídeos foram enviados por pessoas de 197 países.

  1. O Menino e o Mundo (Idem, Alê Abreu, Brasil, 2014, 80 min.)

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres alienígenas. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

  1. Cosmópolis (Cosmopolis, David Cronenberg, EUA, 2012, 106 min.)

Cosmopolis acompanha a história do jovem gênio multimilionário Eric Packer (Robert Pattinson), atravessando Manhattan numa limusine (onde decorre grande parte do filme) para encontrar um corte de cabelo perfeito. Ao mesmo tempo, as finanças estão atravessando uma crise sem precedentes. Ele ainda não sabe, mas em menos de 24h perderá toda sua fortuna.

  1. Narradores de Javé (Idem, Eliane Caffé, Brasil, 2003, 100 min.)

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

  1. Kids (Idem, Larry Clark, EUA, 1995, 91 min.)

Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro, mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.

  1. Elefante (Elephant, Gus Van Sant, EUA, 2003, 81 min.)

Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semiautomática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

  1. Crash – No Limite (Crash, Paul Haggis, EUA, 2004, 112 min.)

Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

  1. Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan, Larry Charles, EUA, 2006, 84 min.)

Borat Sagdiyev é um jornalista do Cazaquistão que deixa o país rumo aos Estados Unidos na intenção de fazer um documentário. Durante sua viagem pelo país, ele conhece pessoas reais que, ao reagir ao seu comportamento primitivo, expõe o preconceito e a hipocrisia existentes na cultura americana.

CURTAS

  1. As 7 Mortes de Pedro, o Menino Que Coleciona Crânios de Vaca (Idem, Fabricio Bambratti, Brasil, 2012, 6 min.)

Um curta brasileiro produzido sobre um menino e sua teoria de que existem apenas 7 formas de morrer.

  1. Ernesto no País do Futebol (Idem, André Queiroz e Thaís Bologna, Brasil, 2009, 14 min.)

Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?

  1. O Paradoxo da Espera do Ônibus (Idem, Christian Caselli, Brasil, 2007, 4 min.)

Homem espera em vão o ônibus. Em vão? Ora, se o ônibus está demorando, então ele está mais perto de chegar.

  1. Scenes from the Suburbs (Idem, Spike Jonze, EUA, 2011, 29 min.)

Inspirado no terceiro disco da banda canadense Arcade Fire, “Scenes From The Suburbs” acompanha um grupo de amigos adolescentes em suas experiências, vivências e descobertas.

  1. Born Free (Idem, Romain Gavras, EUA, 2010, 9 min.)

O curta “Born Free” representa a faixa de mesmo nome presente no terceiro álbum de estúdio da artista britânica M.I.A. O vídeo apresenta fortes cenas de um “genocídio de ruivos”, fazendo crítica aos conflitos étnicos que acontecem pelo planeta.

  1. Homem-bomba (Idem, Tarcísio Lara Puiati, Brasil, 2010, 13 min.)

No morro do Vidigal, Rio de Janeiro, dois garotos de 11 anos de idade fazem guarda em algum ponto no alto da favela. Armados, eles ouvem pelo rádio informações sobre quem entra e quem sai da favela, bem como recebem instruções sobre como agir. Enquanto isso, eles conversam sobre a violência, a família, a vida e morte.

Skip to content