Mostra “SOB DUAS RODAS – O CINEMA E A CULTURA DA BICICLETA”.

A partir do tema “Imagens da Cidade” a mostra busca discutir a mobilidade urbana e a questão do trânsito. Como alternativa para esse câncer das metrópoles, a utilização de bicicletas como meio de transporte, vem sendo divulgado através de vários grupos com iniciativas que mobilizam milhares de pessoas em diversas cidades do mundo. A mostra contará com a exibição de cinco documentários que dialogam com o tema e trazem histórias de ações “pró-bike”. Teremos ainda dez longas de ficção que trazem a bicicleta como personagem em suas tramas.

DOCUMENTÁRIOS

Return of the Scorcher, de Ted White (E.U.A., 27min) – Documenta a cultura da bicicleta e os estilos de vida a ela associados em diversos países do mundo.

Impasse, de Juliana Kroeger e Fernando Evangelista (Brasil, 2010, 52min) – Mostra as manifestações dos estudantes, ocorridas em Florianópolis em 2010, contra o aumento da tarifa do transporte coletivo.

Bogotá Change, de Andreas Møl Dalsgaard (Dinamarca, 2009, 58min) – É um documentário sobre dois carismáticos prefeitos que implantam uma das maiores redes de ciclovia dos países em desenvolvimento e um eficiente sistema de transporte coletivo.

Ciclovida (Lifecycle), de Matt Feinstein e Loren Feinstein (EUA/Brasil, 2010, 76 minutos) – Documentário narrativo que segue um grupo de campesinos sem terra numa viagem atravessando o continente da América do Sul de bicicleta.

Massa Crítica, de Helena Krausz, (Brasil, 2010, 18 minutos) – O registro de sete dias de viagem cultural, turística e ecológica sobre duas rodas. Sobre o evento “Massa Crítica”, que acontece sempre na última sexta-feira do mês em várias cidades do mundo.

LONGAS

Quicksilver, de Thomas Michael Donelly (E.U.A., 1986, 106min) – Um corretor de ações bem-sucedido que, num golpe de azar, perde todas suas economias. Sua vida dá uma revira-volta e o ex-corretor encontra na bicicleta uma paixão e um novo estilo de vida.

O Caminho das Nuvens, de Vicente Amorim (Brasil, 2003, 100 min) – Um caminhoneiro desempregado junto com sua mulher e seus 5 filhos, pedala desde Santa Rita, na Paraíba, até Bangu, no Rio de Janeiro, numa arriscada jornada de 3.200 quilômetros.

Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette), de Vittorio De Sica (Itália, 1948, 90 min) – Um dos clássicos do cinema neo-realista italiano, possui uma trama narrativa singela: um desempregado consegue uma vaga como colador de cartazes, mas a exigência para a obtenção da vaga é possuir uma bicicleta.

As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville), de Sylvain Chomet (Canadá/França/Inglaterra, 2003, 80 min) – Madame Souza é uma velhinha portuguesa cujas ânsias estão dirigidas única e exclusivamente a seu neto, a princípio um garoto rechonchudo e melancólico.

Carrossel da Esperança (Jour de Fête), de Jacques Tati (França, 1949, 77min) – François, carteiro de uma pequena cidade, determinado a aumentar a velocidade de suas entregas, procura modernizar seu trabalho com a ajuda de uma bicicleta, provocando uma série de confusões entre os pacatos moradores da cidade.

O Vencedor – (Breaking Away), de Peter Yates (E.U.A., 1979, 101min) – Dennis Christopher é um rapaz que decide participar de uma competição de ciclismo, que acontecerá em sua cidade.

O Escocês Voador (The Flying Scotsman), de Douglas Mackinnon. (Alemanha / Inglaterra, 2006 96min) – Conta a história do famoso corredor Graeme Obree, que de origem humilde e portador de transtorno bipolar tornou-se campeão mundial de ciclismo pedalando uma bicicleta que ele mesmo construiu com sobras de metal.

Competição de Destinos (American Flyers), de John Badham (E.U.A., 1985, 113min) – Dois irmãos lutam para vencer uma importante competição de ciclismo e recuperar o afeto e respeito entre eles, mas temem que uma doença congênita que afligiu seu pai.

Perigo por Encomenda (Premium Rush), de David Koepp (E.U.A., 2012 91min) – Um courier em Nova York é encarregado de levar uma encomenda até Chinatown, mas o envelope é cobiçado por um policial corrupto que o persegue por toda cidade.

O garoto da bicicleta (Le Gamin au vélo), de Jean Pierre Luc Dardenne (Bélgica/França/Itália, 2011 87min) – O tema central do filme gira em torno de Cyrill, uma criança abandonada pelo pai, carente de afeto e atenção, a bicicleta representa a liberdade para o garoto.

JAIRO XAVIER LEME FILHO