Escolha uma Página

As Cidades, por Murilo Barbosa Simões, em 19/08/2014

As Cidades

Pensando cidade enquanto ambientação, o objetivo da mostra seria o de expor de modo comparativo atmosferas e sensações que são produzidas em filmes realizados em cidades-chave ao redor do globo. Buscando contemplar diferentes épocas e contextos sócio-culturais, a seleção se pautaria em longas-metragens que trazem a cidade não apenas como cenário, mas como elemento fundamental na construção da narrativa.

1. Praia do Futuro (Praia do Futuro, Karim Ainouz, Brasil e Alemanha, 2014, 106 min.)
Produção recente, realizada em parceria entre Brasil e Alemanha, Praia do Futuro surge como filme de estréia por se nortear pelo mesmo viés comparativo que é o buscado pela mostra, ao explorar, de modos bem distintos e peculiares, as ambientações propostas pelas cidades de Fortaleza (CE) e pela capital alemã Berlim. Do ponto de vista da narrativa, o filme traz dois momentos bem marcados, condicionando simbolicamente as diferentes fases da vida do personagem à cidade e àquilo que nela ele busca.

2. Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin, Wim Wenders, 1987, 128 min.)
Aprofundando e acrescentando elementos à ambientação proposta pela segunda parte do filme anterior, a mostra segue com a obra-prima de Wim Wenders que reconstrói poeticamente a cidade de Berlim.

3. Durval Discos (Durval Discos, Anna Muylaert, Brasil, 2002, 96 min.)
Voltando ao Brasil, segue-se com este que apresenta perfeitamente o ambiente desordenado e confuso da cidade de São Paulo.

4. 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (71 Fragmente einer Chronologie des Zufalls, Michael Haneke, Áustria e Alemanha, 1994, 100 min.)
Obra-prima de Michael Haneke, 71 fragmentos retrata a vida cotidiana de cidadãos de Viena antes de uma calamidade.

5. 7 Dias em Havana (7 días en La Habana; Laurent Cantet, Benicio Del Toro, Julio Medem, Gaspar Noé, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero; França e Espanha; 2012; 129 min.)
Buscando sair um pouco do eixo Brasil-Europa, a mostra segue com esta compilação de curtas realizados por sete cineastas a respeito da cidade de Havana, capital cubana.

6. Encontros e Desencontros (Lost in Translation, Sofia Coppola, Estados Unidos e Japão, 2003, 101 min.)
Mesmo que talvez um pouco batida, a obra de Sofia Coppola surge no entanto com grande importância ao apresentar a cidade sob uma perspectiva peculiar: a do estrangeiro. Acompanhamos a trajetória de dois norte-americanos deslocados e ao mesmo tempo submersos na capital japonesa. Conhecendo Tóquio do ponto de vista do Ocidente, compartilhamos os mesmos estranhamentos que são construídos e desenvolvidos pela narrativa.

7. Cosmópolis (Cosmopolis; David Cronenberg; Canadá, França, Portugal e Itália; 2012; 109 min.)
A obra-prima recente de Cronenberg consegue ambientar de modo bastante inovador essa que é uma cidade já explorada em inúmeros filmes. Conhecemos  Nova York através do olhar de um garoto megamilionário em decadência que atravessa a megalópole em pleno caos social, protegido em sua limousine, em busca de um determinado corte de cabelo.

8. Roma, Cidade Aberta (Roma città aperta, Roberto Rossellini, Itália, 1945, 103 min.)
A mostra precisaria ser aperfeiçoada para esse filme não surgir tão deslocado, mas seria fundamental apresentar este que continua sendo um grande marco na ambientação da capital italiana. A obra pioneira do neo-realismo é rodada nas ruas de uma Roma ainda devastada pela Segunda Guerra, nos inserindo em sua realidade de modo cru, bruto e direto.

9. Hiroshima Mon Amour (Hiroshima Mon Amour, Alain Resnais, França e Japão, 1959, 90 min.)
Seguindo a perspectiva anterior a respeito da ambientação que pode ser construída em uma cidade que foi recentemente vítima de uma calamidade, aparece o filme de Alain Resnais como retrato de uma Hiroshima reconstruída após o desastre nuclear.

10. Gummo (Gummo, Harmony Korine, Estados Unidos, 1997, 89 min.)
Fechando com poesia e brutalidade essa sequência de filmes, apresentamos essa obra-prima do cinema contemporâneo, filme de estréia de Harmony Korine a respeito da vida dos moradores da cidadezinha de Xenia, Ohio, após esta ser completamente devastada por um violento tornado.

Skip to content